Golpes envolvendo boletos bancários têm se tornado uma realidade preocupante em nosso cenário financeiro. Como parte de nosso compromisso em mantê-los informados e seguros, é fundamental discutir estratégias para evitar cair vítima dessas práticas fraudulentas.
De acordo com o levantamento do Serasa Experian, o setor de “Bancos e Cartões” é o mais visado, representando 51,5% das tentativas de fraude no mês de julho de 2023. Esta estatística equivale a uma ocorrência a cada 6,6 segundos. No total, o Brasil registrou mais de 785 mil tentativas de fraude em julho, indicando um crescimento de 3,4% em relação a junho.
Após “Bancos e Cartões”, os setores mais afetados foram “Serviços” (27,8%), “Financeiras” (15,8%), “Varejo” (3,6%) e “Telefonia” (1,4%).
Criam boletos fictícios e os enviam para vítimas, geralmente por e-mail ou mensagem de texto. Apesar de parecerem legítimos, contêm informações falsas, como valor a ser pago e beneficiário.
Boletos legítimos são modificados pelos golpistas, alterando informações como valor a ser pago ou beneficiário. O objetivo é desviar o pagamento para a conta dos fraudadores.
Boletos que já foram pagos são alterados e enviados novamente às vítimas, na esperança de obter um segundo pagamento.
Verifique se o número do código de barras corresponde ao valor do boleto.
Confira se o valor do boleto está em conformidade com a transação ou serviço contratado.
Certifique-se de que o beneficiário do boleto é a empresa ou pessoa que você espera.
Verifique se o endereço de e-mail ou telefone que enviou o boleto é legítimo e confiável.
Encontre a logomarca correta do banco no boleto como um indicador visual de autenticidade.
Sempre confira se as informações do boleto são precisas antes de efetuar o pagamento.
Prefira utilizar o Internet Banking do seu banco para gerar boletos ou efetuar pagamentos.
Evite compartilhar informações pessoais ou financeiras com estranhos, seja por e-mail ou telefone.
Esteja atento a ofertas que pareçam boas demais para serem verdadeiras.
Informe imediatamente o ocorrido ao seu banco.
Registre um boletim de ocorrência na polícia, preferencialmente online.
Entre em contato com a empresa ou pessoa que deveria ter recebido o pagamento e informe sobre a fraude.
Se possível, forneça todas as informações sobre a transação, incluindo valor do boleto, beneficiário, número do código de barras e comprovante de pagamento.
Proteja-se! Adote medidas preventivas ao lidar com boletos bancários e esteja atento(a) às práticas seguras.
Se você suspeita de atividade fraudulenta, denuncie imediatamente. Estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.
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