Notícia

Holding
07/05/2013

Holding

VOCÊ SABE O QUE É UMA HOLDING?

A expressão “holding” é de origem inglesa, formada a partir do prefixo “hold”, que entre outros, significa “controlar”. Portanto, holding é uma sociedade que controla outras sociedades.
As holdings surgiram no país em 1976, por meio da Lei n° 6.404, conhecida como Lei das S/A. A sua legitimação encontra-se no parágrafo 3° do artigo 2° da mencionada lei, ao prever que “a companhia pode ter por objeto participar de outras sociedades”.
Nos dias atuais, no intuito de se obter uma proteção patrimonial, muitas famílias estão buscando um planejamento sucessório e tributário através da constituição de uma Holding.
Vantagens da Holding Familiar:
• Criar regras de sucessão patrimonial, de proteção patrimonial, de governança corporativa e sustentabilidade da empresa para as gerações futuras e propicia um interessante enquadramento fiscal.
• Planejamento da administração com a qual o sócio poderá se valer da tributação mais favorecida, dentro da legislação vigente, e ganhará um perfil mais profissionalizado perante instituições financeiras e investidores.
• Planejamento Sucessório, planejar a sucessão dos bens aos filhos do proprietário e, ou para proteger os bens contra processos de divórcio, separações litigiosas e, ou uniões estáveis paralelas aos casamentos formais.

São estes alguns dos benefícios do uso da empresa denominada de holding, como medida de redução de custos, melhor organização administrativa dos negócios, diminuição da carga tributária, implantação da governança corporativa, entre outros.

Por último, acreditamos ser importante frisar que inexistem estruturas societárias pré-estabelecidas, as quais serão desenvolvidas de acordo com as necessidades de cada empresa, de cada empreendedor ou de cada família, dependendo exclusivamente de suas atividades e dos objetivos a serem alcançados.